Aroma do azeite pode ajudar na perda de peso, diz estudo


Manter o vidro de azeite em cima da mesa durante as refeições ajuda na luta contra a balança. De acordo com um estudo, isso acontece porque apenas o cheiro do alimento tem o poder de deixar as pessoas mais satisfeitas. As informações são do Daily Mail.

A descoberta aconteceu após voluntários incluírem 500 g de iogurte na dieta por três meses. Alguns usavam azeite como acompanhamento, outros óleo, banha ou manteiga.

Aqueles que ingeriram azeite consumiram menos 200 calorias por dia que os demais. Exames de sangue mostraram que esse grupo de voluntários tinha níveis mais elevados de serotonina, um hormônio ligado à saciedade.

Cientistas da Universidade Technische  de Munique e da Universidade de Viena disseram que isso acontece por conta de um composto aromático não encontrado em outros óleos e tipos de gordura. Tanto que o estudo foi repetido apenas com o aroma do azeite e, ainda assim, os participantes consumiram 176 calorias a menos que os demais.

"Durante o período do estudo, nenhum membro deste grupo registrou um aumento em seu percentual de gordura corporal. Nossos resultados mostram que o aroma é capaz de regular a saciedade”, disse Peter Schieberle, líder da pesquisa.